quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PAULO VALENTIM



E o homenageado da semana é Paulo "Paulinho Valentim", que venceu a enquete.

Paulo Valentim nasceu em 20 de novembro de 1932 na cidade de Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro. Na juventude, jogou no Central de Barra do Piraí, mas foi no Guarani de Volta Redonda que deu seus primeiros chutes como profissional. Em 1954, foi defender o Atlético Mineiro e nesta época conheceu Hilda Maia, que inspirou o escritor Roberto Drummond a criar a personagem Hilda Furacão.



Pelo Galo Mineiro, Paulo foi bicampeão estadual em 1954 e 55. E em 1957 transferiu-se para o Botafogo, no qual fez 135 gols em 206 jogos. Logo no primeiro ano no Alvinegro, Paulo foi o grande destaque da final do campeonato estadual na goleada de 6x2 sobre o Fluminense, quando anotou cinco gols, sendo um de bicicleta.  Isso bastou para cair nas graças da exigente torcida botafoguense. No Glorioso formou um ataque mortal com Édson, Garrincha e Quarentinha. Porém, fora dos campos levava uma vida boêmia, o que anos mais tarde faria sua carreira decair.



Em 1959, defendeu a seleção brasileira em um torneio na Argentina, encantou os argentinos e em 1960 foi defender o Boca Juniors. Mas antes de ir, casou com a namorada Hilda Maia. Defendeu o clubes por cinco anos e, ainda hoje, é o maior artilheiro do Boca em jogos contra o arquirrival River Plate com dez gols em jogos oficiais e três gols em amistosos.

Em 1965, voltou ao Brasil para jogar no São Paulo, mas já estava debilitado pelo alto consumo de álcool e não repetiu as atuações de outrora. No ano seguinte, foi para o México defender o Atlante, mas acabou trabalhando no cais do porto, e em 1968 encerrou a carreira no Argentino de Quilmes.



Paulinho, como também era conhecido, faleceu em 9 de julho de 1984, em Buenos Aires, na Argentina, por causa de problemas cardíacos e de hepatite, tendo o  Boca Juniors custeado seu funeral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário