quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AMARILDO



Houve um empate e escolho o ex-atacante Amarildo para ser o homenageado da semana.

Amarildo Tavares da Silveira nasceu em 29 de julho de 1940, na cidade de Campos dos Goytacazes, região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Era um jogador de muita habilidade, artilheiro e jogava pela ponta-esquerda. Recebeu o apelido Possesso do escritos e teatrólogo Nélson Rodrigues, por causa da excelente participação na Copa de 1962, quando substituiu Pelé, que havia se machucado. Foram três gols em quatro jogos: dois contra a Espanha e um na final contra a Tchecoslováquia.



Na juventude defendeu o Goytacaz e o Flamengo. Quando foi dispensado do rubro-negro, pensou em desistir do futebol e resolveu servir o Exército. Mas o jogador Paulistinha, da defesa do time do Botafogo, o convenceu a fazer um teste no Alvinegro. Amarildo fez e foi aprovado. E foi aí que começou um caso de amor com o clube. Foram 135 gols em 231 jogos e Amarildo formou junto com Didi, Garrincha, Quarentinha e Zagallo o maior ataque do Botafogo em todos os tempos.

Em 1963, foi vendido para o Milan (Itália) e lá jogou com o também brasileiro Mazolla. Juntos venceram o Mundial de Clubes do mesmo ano contra o Santos de Pelé. Permaneceu no rossonero até 1967 quando se transferiu para a Fiorentina. Depois teve uma passagem rápida pelo Roma e encerrou a carreira no Vasco da Gama.

Pelo Botafogo foi campeão estadual em 1961 e 1962, do Rio x SP em 1962 e Brasileiro (Roberto Gomes Pedrosa) em 1962.



"Onde está Amarildo?"
Ele se tornou técnico de futebol, tendo dirigido diversos times árabes e de divisões inferiores da Itália. Morou muitos anos na Itália, onde se casou com uma italiana e teve dois filhos: Katiutcha, nascida em Nápoles, e Rildo, nascido em Florença. Contando-se com a filha Jennifer, a mais velha, nascida no Brasil de união anterior, são então três filhos, que lhe deram três netos. Em maio de 2007 voltou ao Brasil e aqui, em setembro de 2011, teve diagnosticado um câncer de garganta, contra o qual lutou bravamente. Hoje está aposentando da carreira de treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário