terça-feira, 15 de setembro de 2015

Botafogo x Oeste

O Glorioso volta à campo hoje às 21:30 (horário de Brasília) querendo mais três pontos para o retorno para a série A ficar mais perto. O Botafogo joga em casa contra os paulistas do Oeste e a torcida espera mais uma vitória do clube. Diego Giaretta está suspenso, mas Elvis e Neílton estão de volta. Carleto e Navarro continuam fora.

O time deve entrar com: Jéfferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Jean; Serginho, Willian Arão, Camacho, Daniel Carvalho e Elvis; Sassá (Neílton).

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

MORRE VIVINHO

O ex-atacante do Botafogo Welves Dias Marcelinho (Vivinho) morreu na manhã de 1 de setembro (domingo) de mal súbito aos 54 anos. A causa da morte não foi confirmada, mas médicos suspeitam que teve haver com um trauma que teve na face há duas semanas em um torneio master no Pará.

Vivinho jogou no Glorioso entre 1990 e 1992, sendo campeão estadual em 90. Ele também atuou no Uberlândia, no Vasco da Gama, no Atlético Paranaense, no Goiás, no Fortaleza e na Cabofriense.

domingo, 13 de setembro de 2015

Categorias de base em alta

A equipe sub-20, que disputa o Torneio OPG, aplicou 7x0 no Sampaio Corrêa, em Saquarema. Os gols foram marcados por Ribamar (2), Marcinho, Igor Rabello, Lima, Leandro e Renan Gorne. O próximo jogo é dia 16 (quarta) contra o America, no estádio Giulite Coutinho.

E as equipes sub-17 e sub-15 derrotaram o Bangu e se consolidam no G4. A equipe infantil venceu por 2x0, gols de Rhuan e Mineiro. E o time juvenil venceu por 5x0, gols de Igor Cássio (2), Zyan, Ezequiel e Mattheus. No dia 19 (sábado) as equipes enfrentam o Tigres, no CEFAT.

Aniversário do Biriba



O eterno mascote Biriba amanhã completa 70 anos de nascimento e será lembrado com uma festa no Carioca da Gema às 18 h. O proprietário Thiago Alvim convida os botafoguenses a irem lá para relembrar o eterno cão alvinegro e pede para que vão vestidos com a camisa do Botafogo.



O cachorro nasceu em 1945 nas ruas de Copacabana e logo foi adotado por Macaé, ex-jogador e funcionário do Botafogo. Foi em 1948 que Biriba virou o mascote do Glorioso, quando entrou em campo depois do décimo gol botafoguense em cima do Madureira na vitória por 10 x 2. O cachorro parecia feliz com a vitória do Glorioso, e como Carlito Rocha era supersticioso, passou a levar Biriba para os jogos.



Em um Botafogo x Vasco em São Januário, o presidente vascaíno não queria deixar o cachorro entrar. Então Carlito Rocha pegou o animal no colo, falou que eles não poderiam barrar o presidente do Botafogo e entrou com o cachorro no estádio.



Biriba faleceu em 1958 na residência do seu dono Macaé em Copacabana. Estava quase cego e tinha problemas cardíacos.

Crônica de Botafogo x Mogi Mirim

Pela 25ª rodada da Série B, o Botafogo foi à campo em Cariacica/ES contra o clube paulista Mogi Mirim. O mando era dos paulistas que venderam o jogo para a cidade capixaba. E como no Espírito Santo há muitos botafoguenses, o Alvinegro acabou se sentindo em casa.

O Botafogo abriu o marcador logo aos dois minutos de escanteio: Daniel Carvalho cobrou e Roger Carvalho apareceu livre para cabecear e fazer Botafogo 1x0. Parecia que o Glorioso resolveria o jogo ainda no primeiro tempo, mas o time parou de jogar e o Mogi foi gostando do jogo, só que esbarrava na deficiência de seus jogadores. Sassá e Daniel Carvalho quase que aumentaram o placar ainda no primeiro tempo, mas ficou no 1x0.

No segundo tempo o Botafogo voltou mais animado, mas Sassá e Lulinha perderam suas chances antes dos 10 minutos. O Mogi começou a gostar do jogo, mas esbarrou em Jéfferson. Aos 35 minutos, Fernandes fez uma boa jogada e tocou para Tomás, que driblou o goleiro e fez o segundo gol Alvinegro. E no fim do jogo Luís Henrique sofreu pênalti, os botafoguenses que lotaram o estádio Kléber Andrade queriam que ele cobrasse e foram ao delírio ao ver o garoto capixaba indo com a bola pra colocar na marca do penal. Luís Henrique cobrou, e de cavadinha, fez Botafogo 3x0.

Com o resultado o Botafogo chegou aos 48 pontos se distanciando na liderança e está perto de conseguir seu objetivo, que é voltar para a primeira divisão. Paysandu e Bahia estão empatados com 44 pontos, e o Vitória tem 42 pontos. Esse é o G4 da série B. Sampaio Corrêa também tem 42 pontos, mas perde para o rubro-negro baiano no saldo de gols. América tem 41 pontos, Santa Cruz tem 38 pontos, Bragantino tem 37 pontos, Náutico tem 36 pontos e Paraná, assim como Criciúma, tem 33 pontos. Na zona da degola estão Ceará (24 pontos), Boa (23 pontos) e empatados com 22 pontos ABC e Mogi Mirim.

O Glorioso foi à campo com: Jéfferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Serginho, Willian Arão, Camacho (Fernandes), Daniel Carvalho (Tomás) e Lulinha (Luís Henrique); Sassá. Técnico: Ricardo Gomes

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Botafogo x Mogi Mirim

O Glorioso volta à campo hoje às 21:30 pela série B contra o clube paulista Mogi Mirim. O mando de campo é dos paulistas, mas eles venderam para o Espírito Santo, onde a torcida do Botafogo é grande. Logo parece que quem jogará em casa é o Alvinegro. Ontem o time chegou em Vitória e foi recebido com grande festa pelos torcedores capixabas.

O time continua desfalcado de Carleto e Neílton, e para este jogo também terá os desfalques de Elvis, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Navarro, mais uma vez contundido. Mas será um jogo especial para o xodó Luís Henrique, que pela primeira vez jogará diante de seus familiares e no estado onde nasceu. E tem o retorno do goleiro Jéfferson, que estava servindo à seleção brasileira.

O Glorioso deve jogar com: Jéfferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Camacho, Willian Arão, Daniel Carvalho, Tomás e Lulinha; Sassá (Luís Henrique).

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

AMARILDO



Houve um empate e escolho o ex-atacante Amarildo para ser o homenageado da semana.

Amarildo Tavares da Silveira nasceu em 29 de julho de 1940, na cidade de Campos dos Goytacazes, região Norte do Estado do Rio de Janeiro. Era um jogador de muita habilidade, artilheiro e jogava pela ponta-esquerda. Recebeu o apelido Possesso do escritos e teatrólogo Nélson Rodrigues, por causa da excelente participação na Copa de 1962, quando substituiu Pelé, que havia se machucado. Foram três gols em quatro jogos: dois contra a Espanha e um na final contra a Tchecoslováquia.



Na juventude defendeu o Goytacaz e o Flamengo. Quando foi dispensado do rubro-negro, pensou em desistir do futebol e resolveu servir o Exército. Mas o jogador Paulistinha, da defesa do time do Botafogo, o convenceu a fazer um teste no Alvinegro. Amarildo fez e foi aprovado. E foi aí que começou um caso de amor com o clube. Foram 135 gols em 231 jogos e Amarildo formou junto com Didi, Garrincha, Quarentinha e Zagallo o maior ataque do Botafogo em todos os tempos.

Em 1963, foi vendido para o Milan (Itália) e lá jogou com o também brasileiro Mazolla. Juntos venceram o Mundial de Clubes do mesmo ano contra o Santos de Pelé. Permaneceu no rossonero até 1967 quando se transferiu para a Fiorentina. Depois teve uma passagem rápida pelo Roma e encerrou a carreira no Vasco da Gama.

Pelo Botafogo foi campeão estadual em 1961 e 1962, do Rio x SP em 1962 e Brasileiro (Roberto Gomes Pedrosa) em 1962.



"Onde está Amarildo?"
Ele se tornou técnico de futebol, tendo dirigido diversos times árabes e de divisões inferiores da Itália. Morou muitos anos na Itália, onde se casou com uma italiana e teve dois filhos: Katiutcha, nascida em Nápoles, e Rildo, nascido em Florença. Contando-se com a filha Jennifer, a mais velha, nascida no Brasil de união anterior, são então três filhos, que lhe deram três netos. Em maio de 2007 voltou ao Brasil e aqui, em setembro de 2011, teve diagnosticado um câncer de garganta, contra o qual lutou bravamente. Hoje está aposentando da carreira de treinador.

Crônica de Botafogo x Paraná

Ontem o Botafogo enfrentou o Paraná em sua escalada para retornar a Série A do Campeonato Brasileiro e a torcida esperava mais um show de Álvaro Navarro. O Glorioso entrou em campo disposto a vencer, mas foi perdendo muitos gols e em uma bobeada de Diego Giaretta o Paraná abriu o marcador. O gol acabou mudando o panorama do jogo, pois o Botafogo parou de chegar ao ataque e o Paraná passou a mandar no jogo. Navarro perdeu um gol feito nas poucas vezes que o Alvinegro chegou ao gol depois que o Paraná saiu na frente. Será que o Botafogo perderia em casa novamente?

Veio o segundo tempo e Ricardo Gomes preferiu não mexer no intervalo. Com isso parecia que o Botafogo não havia voltado e a torcida estava ficando impaciente. O treinador tirou Lulinha e colocou o atacante Sassá - que já havia feito o gol da vitória contra o Vitória na rodada anterior.

Aos 25 minutos Camacho deu um chute de fora da área, que foi desviado pela zaga adversária e ainda assim passou rente à trave. Escanteio para o Botafogo que num bate-rebate a bola sobrou para Sassá que fuzilou as redes para marcar o gol de empate. Agora estava 1x1.

E no momento que o Paysandu fazia o segundo gol contra o Santa Cruz em Pernambuco e estava assumindo a liderança, o Botafogo estava começando a jogada para o segundo gol: Willian Arão lançou, Daniel Carvalho dividiu com os zagueiros e a bola novamente nos pés de Sassá, que não perdoou, e aos 42 min do segundo tempo, decretou a vitória botafoguense, para o delírio do torcedor. Depois o time apenas segurou o resultado para continuar na liderança da Série B com 45 pontos. O Paysandu é o vice com 43 pontos, seguido de Bahia e Vitória, ambos com 41 pontos, Sampaio Corrêa com 39 pontos, América com 38 pontos, Bragantino com 37 pontos e Náutico com 36 pontos.

Na próxima rodada o time enfrenta o Mogi Mirim em Cariacica (Espírito Santo) sem Elvis, que foi suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Carleto e Neílton ainda são dúvidas. O jogo será na próxima sexta às 21:30.

O Botafogo jogou com: Hélton Leite; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Camacho, Willian Arão, Tomás (Daniel Carvalho), Elvis e Lulinha (Sassá); Navarro (Luís Henrique). Téc: Ricardo Gomes

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Botafogo x Paraná

Hoje às 19 h o Glorioso volta à campo pela Série B. Pega o Paraná em casa pela 5ª rodada do returno. O Botafogo lidera a competição com 42 pontos, a torcida está confiante em uma vitória no estádio Nilton Santos e espera que Navarro continue inspirado marcando seus gols.

Quem voltou a ser relacionado é o xodó Luís Henrique, que começará no banco. Daniel Carvalho deverá voltar ao time. Carleto e Neílton ainda são dúvidas.

O jogo vai passar apenas no PPV para a cidade do Rio de Janeiro.

sábado, 5 de setembro de 2015

Crônica do jogo contra o Vitória

Hoje o Botafogo foi a campo em Salvador, na Bahia, contra o Vitória em um jogo marcado para às 15 h (pois às 17 h seria o jogo da seleção contra a Costa Rica). Tudo indicava uma derrota, mas o Botafogo mostrou porque é o líder e venceu por 2x1, gols de Navarro e Sassá.

O primeiro tempo terminou em 0x0, mas o Botafogo poderia ter terminado na frente se Lulinha não tivesse perdido um gol feito. Só aos 28 minutos da etapa final é que o placar é aberto no Barradão: Elvis escora um cruzamento para Navarro, que de voleio manda para as redes rubro-negras e faz Botafogo 1x0.

Mas foi no final que o jogo ficou emocionante, pois o Vitória empatou aos 47 minutos e muitos achavam que o jogo terminaria empatado. Porém Camacho dá um chutão para frente e acaba encontrando Sassá, que ganha na corrida do zagueiro e chuta na saída do goleiro marcando Botafogo 2x1 e decretando a vitória alvinegra em Salvador. Com os três pontos, o Glorioso é o líder absoluto com 42 pontos, Sampaio Correia é o vice com 39 pontos, Vitória e Bahia estão empatados com 38 pontos, Paysandu é o quinto com 37 pontos, Náutico é o sexto com 36 pontos, e América e Santa Cruz estão empatados com 35 pontos.

Na próxima rodada o Botafogo enfrente o Paraná no estádio Nilton Santos (Engenhão). O jogo será na próxima terça (8) às 19 h. E uma vitória deixará o Alvinegro mais perto do retorno à primeira divisão.

O Botafogo foi hoje a campo com: Hélton Leite; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Diego Giaretta; Serginho, Willian Arão, Fernandes (Camacho), Tomás e Lulinha (Elvis); Navarro (Sassá). Téc: Ricardo Gomes

Botafogo vence no OPG

O Botafogo venceu o Madureira no Torneio Octávio Pinto Guimarães por 2x0, gols de Marcinho e Ribamar pela segunda rodada no CEFAT, em Várzea das Moças. Com o resultado chegou à segunda vitória em três jogos e foi para seis pontos no grupo A. No dia 9 enfrenta o Barcelona às 15 h no CEFAT.

O Glorioso jogou com: Victor Hugo; Marcinho, Igor Rabello, Kanu e Mauro; Arruda, Matheus Fernandes, Gustavo e Leandro; Lima e Ribamar. Téc: Maurício Souza

Jogo contra o Vitória

Hoje o Glorioso joga às 15 h, valendo a liderança isolada, contra o Vitória em Salvador. O treinador Ricardo Gomes ainda não definiu os substitutos de Carleto, Daniel Carvalho e Neílton, todos vetados por contusões. Elvis deverá jogar. Na lateral esquerda, na vaga de Carleto, os cotados são Diego Giaretta e Jean, e no ataque, na vaga de Neílton,  os cotados são Sassá e Luís Henrique.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Airton próximo de voltar

O volante Airton está próximo de retornar ao clube. Ele é esperado nos próximos dias para exames e assinar um contrato até o fim do ano.

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Reforço chegando

O atacante Ronaldo, ex-Ituano, mas que pertence ao Yokohama FC, deverá ser anunciado ainda esta semana. Ronaldo Henrique Silva tem 24 anos e começou na Portuguesa. Também defendeu Guarani e Joinville.

Desfalques e dúvida para sábado

O treinador Ricardo Gomes já sabe que não contará com o goleiro Jéfferson, que está servindo à seleção, com isso Hélton Leite permanece como titular. O meia Daniel Carvalho ainda não estará a disposição, mas deverá voltar no outro final de semana. O lateral esquerdo Carleto e o atacante Neílton também não devem jogar sábado. E o meia Elvis fará testes para saber se jogará.

Crônica do jogo contra o Atlético/GO

O Glorioso foi à campo na última terça com a pressão de vencer, pois poderia sair do G4 e a torcida foi ao estádio desconfiada. Mas assim que a bola rolou, o time mostrou a vontade de ganhar que não havia mostrado contra Paysandu e CRB, e foi pra cima do rival goiano disposto a conquistar os três pontos.

Navarro foi o grande destaque da noite ao anotar três gols e dar assistência para um - a diretoria já está correndo para renovar com o uruguaio, pois já tem clubes de olho. O show do uruguaio começou aos 22 minutos quando marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Elvis. Dois minutos depois Elvis lança o uruguaio que ajeita no peito para Willian Arão, de fora da área, mandar um balaço e aumentar o placar.

No segundo tempo, aos oito minutos, Navarro recebeu um lindo passe de Arão, tirou os zagueiros da jogada e mandou para o fundo das redes fazendo o terceiro gol alvinegro. E aos 19 minutos, Luís Ricardo encontrou Tomás na linha de fundo que cruzou e a bola encontrou os pés do uruguaio que só escorou para marcar o quarto gol alvinegro e liquidar a fatura.

Mas nem tudo são flores, pois Carleto, Elvis e Neílton saíram machucados e viraram dúvidas para o confronto de sábado contra o vice-líder Vitória em Salvador.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Crônicas dos jogos contra Paysandu e CRB

Não tinha feito as crônicas destes jogos pois foram derrotas que doeram demais e não há muito o que falar. A defesa esteve péssima nestes jogos, o meio-campo foi inoperante e o ataque perdendo gols fáceis.

Contra o Paysandu, a torcida comprou o barulho, lotou o estádio Nilton Santos e viu o adversário fazer 2x0 facilmente. O Botafogo ainda diminuiu com Daniel Carvalho, mas na saída de bola a defesa parou e eles fizeram o terceiro gol. No segundo tempo o Botafogo fez o segundo com Sassá, e só. O Glorioso ainda teve dois pênaltis não marcados, sendo que um deles o árbitro havia marcado, mas voltou atrás pois o bandeirinha estava dando um impedimento do Sassá, que não existiu.

Já contra o CRB, o Botafogo só esteve em campo no primeiro tempo. Tomou 2x0 e Neílton descontou. Mas voltou inoperante para o segundo tempo.

PAULO VALENTIM



E o homenageado da semana é Paulo "Paulinho Valentim", que venceu a enquete.

Paulo Valentim nasceu em 20 de novembro de 1932 na cidade de Barra do Piraí, no Estado do Rio de Janeiro. Na juventude, jogou no Central de Barra do Piraí, mas foi no Guarani de Volta Redonda que deu seus primeiros chutes como profissional. Em 1954, foi defender o Atlético Mineiro e nesta época conheceu Hilda Maia, que inspirou o escritor Roberto Drummond a criar a personagem Hilda Furacão.



Pelo Galo Mineiro, Paulo foi bicampeão estadual em 1954 e 55. E em 1957 transferiu-se para o Botafogo, no qual fez 135 gols em 206 jogos. Logo no primeiro ano no Alvinegro, Paulo foi o grande destaque da final do campeonato estadual na goleada de 6x2 sobre o Fluminense, quando anotou cinco gols, sendo um de bicicleta.  Isso bastou para cair nas graças da exigente torcida botafoguense. No Glorioso formou um ataque mortal com Édson, Garrincha e Quarentinha. Porém, fora dos campos levava uma vida boêmia, o que anos mais tarde faria sua carreira decair.



Em 1959, defendeu a seleção brasileira em um torneio na Argentina, encantou os argentinos e em 1960 foi defender o Boca Juniors. Mas antes de ir, casou com a namorada Hilda Maia. Defendeu o clubes por cinco anos e, ainda hoje, é o maior artilheiro do Boca em jogos contra o arquirrival River Plate com dez gols em jogos oficiais e três gols em amistosos.

Em 1965, voltou ao Brasil para jogar no São Paulo, mas já estava debilitado pelo alto consumo de álcool e não repetiu as atuações de outrora. No ano seguinte, foi para o México defender o Atlante, mas acabou trabalhando no cais do porto, e em 1968 encerrou a carreira no Argentino de Quilmes.



Paulinho, como também era conhecido, faleceu em 9 de julho de 1984, em Buenos Aires, na Argentina, por causa de problemas cardíacos e de hepatite, tendo o  Boca Juniors custeado seu funeral.