segunda-feira, 24 de agosto de 2015

SIDNEY MAGAL



Conforme o prometido, vai a homenagem ao grande botafoguense Sidney Magal, já que foi o vencedor da enquete.

Sidney Magal nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1953 em uma família de artistas. Sidney começou a carreira nos anos 70 cantando em boates e programas de televisão. Nesta época ele dividia palcos com nomes como Emilio Santiago e Alcione. Em 1971, o cantor viajou para a Europa e acompanhou um grupo folclórico brasileiro. Ainda nesta temporada no velho continente, ele se juntou a um grupo italiano e foi quando ele começou a criar seus estilo perfomático e a compor o seu guarda-roupa característico.

No seu retorno ao Brasil em 1975, o cantor retomou as apresentações em casas noturnas e participou do espetáculo "O Rio Amanheceu Cantando", que homenageou a vida e a obra de João de Barro (Braguinha)  ao lado de artistas como Elizeth Cardoso, MPB4 e Quarteto em Cy. No ano seguinte assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, a Polygram, aonde permaneceu por dez anos.

Em 1979 participou do filme Amante Latino, uma produção do empresário Robert Livi, com quem havia firmado uma parceria de sucesso. Neste mesmo ano as músicas Sandra Rosa Madalena e Meu Sangue Ferve Por Você estouraram nas rádios - a torcida do Botafogo, fez uma música inspirada nesta segunda canção, o que deixou Sidney Magal emocionado quando ouviu ser cantada pela primeira vez ("Fogo eu te amo meu amor, o meu sangue ferve por você").

Nos anos 80 o cantor resolveu não aparecer tanto, pois queria cuidar mais da família. Apenas em 1989 Magal voltou a ser notícia ao lançar um disco pela Som Livre e ter a música Me Chama Que Eu Vou como tema de abertura da novela Rainha da Sucata, exibida pela Rede Globo. O canção foi em ritmo de lambada, um ritmo que era sucesso no mundo, e encontrou no cantor um de seus ícones.

Em 1991 atuou na novela da extinta Rede Manchete "A História de Ana Raio e Zé Trovão", a convite de Jayme Monjardim, e foi quando seu talento de ator começou a ser reconhecido. Dois anos depois estreou "Charity Meu Amor", com direção de Marília Pera, a performance de Magal arrebatou elogios de críticos de teatro.

Em 1996 esteve na novela "O Campeão", da Rede Bandeirantes, ao lado de nomes como Paulo Goulart e Marília Pêra. No mesmo ano participou do musical "Roque Santeiro" fazendo o papel-título dividindo a cena com Nicete Bruno, que fez a Viúva Porcina. A peça foi dirigida por Bibi Ferreira.

Entre 2002 e 2005 investiu na carreira de ator atuando no filme "Caminho das Nuvens" com Claudia Abreu e Wagner Moura, "Amazônia Misteriosa" com Daniele Winits. E, também, nas novelas "Da Cor do Pecado", na pele do Comandante Frazão, não apenas recebeu mais elogios pela atuação como consolidou sua imagem junto ao público jovem que acompanhava a trama, e "Bang-Bang" no papel de Zorroh, uma versão do famoso mascarado Zorro, que ganhava a vida como cabeleireiro.

Em 2006 mostrou mais uma faceta ao fazer a dublagem do pinguim Amoroso de "Happy Feet", que na versão original fora dublado pelo saudoso comediante Robin Williams. No ano seguinte emplacou outra música em abertura de novela da Rede Globo em "Eterna Magia" e também na Rede Record em "Luz do Sol". E em 2008 participou do programa humorístico da Band "Uma Escolinha Muito Louca", no papel do professor.

Atualmente Sidney segue fazendo shows pelo Brasil e mora em Salvador/BA. Mas não se espantem caso ele esteja em algum jogo do Botafogo, pois é apaixonado pelo clube e sempre que pode está acompanhando as partidas nos estádios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário