sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Tudo pronto para o jogo contra o CRB

Hoje às 21:00 o Botafogo entrará com o seguinte time contra o CRB: Hélton Leite; Luís Ricardo, Renan Fonseca (Roger Carvalho ou Émerson) e Thiago Carleto; Serginho, Willian Arão, Elvis e Daniel Carvalho; Neílton e Navarro.

O goleiro Jéfferson nem viajou por causa de uma tendinite e Renan Fonseca poderá ser barrado. Se o Botafogo vencer reassume a liderança pois o Vitória jogou na terça e empatou com o Oeste por 1x1.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

DIDI



E o saudoso ex-meio campo Didi foi o vencedor da terceira enquete e será o homenageado da semana.

Valdir Pereira (Didi) nasceu em 8 de outubro de 1928, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro. Por causa do elegante estilo de jogar, recebeu  do famoso escritor Nélson Rodrigues o apelido de Príncipe Etíope do Rancho. Além deste apelido, também ganhou o de Folha Seca, que era a técnica de bater na bola com o lado externo do pé, e fazendo-a girar sobre si mesma de modo a modificar sua trajetória.

Quando jovem, Didi defendeu o São Cristóvão, o extinto clube Industrial/RJ, o Rio Branco/RJ, o Goytacaz e o Americano, clube pelo qual se profissionalizou. E já como jogador profissional, além do Americano, defendeu Lençoense, Madureira, Fluminense, Botafogo, Real Madrid (Espanha), Sporting Cristal (Peru) , São Paulo e Veracruz (México).

Foi no Tricolor das Laranjeiras que Didi se tornou conhecido e defendeu o clube por sete anos entre 1949 e 1956. Mas foi no Botafogo que atingiu o auge da carreira, passando a ser conhecido no mundo, já que nas Copas de 1958 e 1962 ele defendia o Alvinegro.



A transferência dele das Laranjeiras para General Severiano foi bastante tumultuada e aconteceu em uma reunião entre dirigentes alvinegros e tricolores na casa de um diretor do Flu. Estava tudo acertado para que o jogador fosse para o Botafogo, mas um diretor do Fluminense, querendo melar a transação, pediu mais 15 centavos - no acordo o Botafogo pagaria um milhão e meio de cruzeiros. Só que o jornalista João Saldanha (ganhará uma homenagem em breve aqui no blog) estava participando da reunião. O Sem Medo foi ao carro buscar os 15 centavos que foram pedidos pelos tricolores, que não estavam contando com isso. Foi aí que a rivalidade entre os clubes cresceu mais, pois o Fluminense não aceitou a esperteza que do Botafogo.



Didi jogou entre 1956 e 1959 pelo Glorioso - foi o clube pelo qual jogou mais (313 jogos), marcando 114 gols. Nilton Santos, Didi e Garrincha formaram um trio inseparável tanto no Botafogo como na Seleção Brasileira. Durante sua passagem pelo Botafogo, foi emprestado ao Real Madrid (onde jogou com os lendários Di Stéfano e Puskas), Sporting Cristal e São Paulo, mas o clube paulista estava mais empenhado na construção do Morumbi e isso fez com que Didi começasse a pensar na aposentadoria. Em 1966 se aposentou jogando pelo Tricolor Paulista e seguiu a carreira de treinador até o começo dos anos 90, quando decidiu se afastar do mundo do futebol.



Como técnico, Didi treinou as seleções do Peru e do Kuwait, e os clubes Sporting Cristal (Peru), River Plate (Argentina), Fenerbahçe (Turquia), Fluminense, Cruzeiro, Al-Ahli (Arábia Saudita), Botafogo, Fortaleza, São Paulo, Alianza Lima (Peru), Bangu e Atlético Mineiro. Ele treinou a famosa Máquina Tricolor de 1975.

Didi faleceu em 12 de maio de 2001 no Hospital Pedro Ernesto, bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, em decorrência de complicações provocadas pelo câncer. Foi velado na sede do Alvinegro (General Severiano) e foi enterrado no cemitério São João Batista, os dois locais no bairro de Botafogo. Nada poderia ser mais adequado...

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Sub-15 campeão da Copa da Amizade

O time sub-15 do Botafogo foi campeão da Copa da Amizade ao derrotar o Fluminense nos pênaltis por 4x2. No tempo normal o jogo foi 0x0. Com este título, o Botafogo passa a ser o clube mais vencedor da Copa da Amizade com cinco conquistas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Sub-15 na final da Copa da Amizade Brasil-Japão

O time sub-15 do Botafogo amanhã fará a final da XVIII Copa de Amizade contra o Fluminense às 9 h no CFZ. O Glorioso venceu a semi-final contra o Vasco por 1x0, gol de Rhuan.

Confira a campanha do Glorioso:

1ª fase: Botafogo 1x0 Kashima Norte, Botafogo 1x1 Corinthians e Botafogo 2x1 America
Quartas de final: Botafogo 0x0 Santos (5x4 nos pênaltis)
Semi final: Botafogo 1x0 Vasco

SIDNEY MAGAL



Conforme o prometido, vai a homenagem ao grande botafoguense Sidney Magal, já que foi o vencedor da enquete.

Sidney Magal nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1953 em uma família de artistas. Sidney começou a carreira nos anos 70 cantando em boates e programas de televisão. Nesta época ele dividia palcos com nomes como Emilio Santiago e Alcione. Em 1971, o cantor viajou para a Europa e acompanhou um grupo folclórico brasileiro. Ainda nesta temporada no velho continente, ele se juntou a um grupo italiano e foi quando ele começou a criar seus estilo perfomático e a compor o seu guarda-roupa característico.

No seu retorno ao Brasil em 1975, o cantor retomou as apresentações em casas noturnas e participou do espetáculo "O Rio Amanheceu Cantando", que homenageou a vida e a obra de João de Barro (Braguinha)  ao lado de artistas como Elizeth Cardoso, MPB4 e Quarteto em Cy. No ano seguinte assinou seu primeiro contrato com uma gravadora, a Polygram, aonde permaneceu por dez anos.

Em 1979 participou do filme Amante Latino, uma produção do empresário Robert Livi, com quem havia firmado uma parceria de sucesso. Neste mesmo ano as músicas Sandra Rosa Madalena e Meu Sangue Ferve Por Você estouraram nas rádios - a torcida do Botafogo, fez uma música inspirada nesta segunda canção, o que deixou Sidney Magal emocionado quando ouviu ser cantada pela primeira vez ("Fogo eu te amo meu amor, o meu sangue ferve por você").

Nos anos 80 o cantor resolveu não aparecer tanto, pois queria cuidar mais da família. Apenas em 1989 Magal voltou a ser notícia ao lançar um disco pela Som Livre e ter a música Me Chama Que Eu Vou como tema de abertura da novela Rainha da Sucata, exibida pela Rede Globo. O canção foi em ritmo de lambada, um ritmo que era sucesso no mundo, e encontrou no cantor um de seus ícones.

Em 1991 atuou na novela da extinta Rede Manchete "A História de Ana Raio e Zé Trovão", a convite de Jayme Monjardim, e foi quando seu talento de ator começou a ser reconhecido. Dois anos depois estreou "Charity Meu Amor", com direção de Marília Pera, a performance de Magal arrebatou elogios de críticos de teatro.

Em 1996 esteve na novela "O Campeão", da Rede Bandeirantes, ao lado de nomes como Paulo Goulart e Marília Pêra. No mesmo ano participou do musical "Roque Santeiro" fazendo o papel-título dividindo a cena com Nicete Bruno, que fez a Viúva Porcina. A peça foi dirigida por Bibi Ferreira.

Entre 2002 e 2005 investiu na carreira de ator atuando no filme "Caminho das Nuvens" com Claudia Abreu e Wagner Moura, "Amazônia Misteriosa" com Daniele Winits. E, também, nas novelas "Da Cor do Pecado", na pele do Comandante Frazão, não apenas recebeu mais elogios pela atuação como consolidou sua imagem junto ao público jovem que acompanhava a trama, e "Bang-Bang" no papel de Zorroh, uma versão do famoso mascarado Zorro, que ganhava a vida como cabeleireiro.

Em 2006 mostrou mais uma faceta ao fazer a dublagem do pinguim Amoroso de "Happy Feet", que na versão original fora dublado pelo saudoso comediante Robin Williams. No ano seguinte emplacou outra música em abertura de novela da Rede Globo em "Eterna Magia" e também na Rede Record em "Luz do Sol". E em 2008 participou do programa humorístico da Band "Uma Escolinha Muito Louca", no papel do professor.

Atualmente Sidney segue fazendo shows pelo Brasil e mora em Salvador/BA. Mas não se espantem caso ele esteja em algum jogo do Botafogo, pois é apaixonado pelo clube e sempre que pode está acompanhando as partidas nos estádios.

sábado, 22 de agosto de 2015

Tudo pronto para amanhã

O Botafogo deve entrar em campo amanhã com: Jéfferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Serginho, William Arão, Elvis e Daniel Carvalho; Neílton e Luís Henrique. Uma vitória recolocará o Glorioso na liderança pois o Vitória perdeu para o Sampaio Corrêa por 1x0.

E a festa do título do basquete vai continuar amanhã com os atletas dando a volta olímpica no Nilton Santos.

Ingressos disponibilizados para o camarote

Como a procura foi muito grande, a diretoria disponibilizou 258 ingressos para o camarote do setor Leste por R$ 150,00 (R$ 75,00), não há gratuidade e não terá direito ao buffet. A venda acontecerá apenas hoje das 9 às 18 h no CAS (Centro de Atendimento ao Sócio). A entrada será pelo estacionamento Norte 1.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Novos vices no Botafogo

O novo vice de futebol é o Antônio Carlos Azeredo, o Cacá, ele substituirá Antônio Carlos Mantuano. Também teve mudança na vice presidência administrativa. Anderson Simões agora será o vice dos estádios (vai administrar o Nilton Santos e o Caio Martins) e em seu lugar assume Paulo Kleinberg.

Os ingressos acabaram

Os ingressos para Botafogo x Paysandu, no próximo domingo às 11 h, se esgotaram hoje. Ontem havia apenas para o setor Sul, mas todos os ingressos já foram vendidos. Domingo será casa cheia para o jogo do Fogão!

Uniforme de 2015 finalmente apresentado

Ontem foi a apresentação do uniforme de 2015. Vejam como ficou!


O volante Serginho veste o uniforme de treino, o atacante Neílton veste o 2º uniforme, o atacante Luís Henrique veste o uniforme principal, o volante William Arão veste o 3º uniforme e Jéfferson veste o uniforme de goleiro.

Eu achei todos bonitos, principalmente a camisa listrada. Na verdade tendo a Estrela Solitária não tem como ficar feio. E vocês? O que acharam?

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Botafogo campeão no basquete

Esta noite o Botafogo venceu o Macaé por 73 x 61 em Macaé, e como havia vencido o primeiro jogo em General Severiano por 59 x 58, se sagrou campeão estadual de basquete masculino. Parabéns a todos! É o começo do resgate do basquete botafoguense!

Venda de ingressos alta

De acordo com as notícias, 17 mil ingressos para Botafogo x Paysandu já foram vendidos e não tem mais entradas para os setores Norte e Leste inferior. Já é o maior público do Botafogo na série B. A venda se iniciou terça pela internet e hoje começou a venda nos espaços físicos. E atendendo a pedidos, a diretoria fez uma mudança: abriu o Setor Sul para os botafoguenses, com isso os torcedores do Paysandu ficarão no Oeste superior.

Jogo no Espírito Santo

ATENÇÃO CAPIXABAS: O Mogi-Mirim vendeu seu mando para Vitória/ES. Portanto Mogi x Botafogo será no estádio Kléber Andrade (Klebão). O jogo continua marcado para 11/09 (sexta) às 21:30, mas pode ser adiado para o dia seguinte às 16:30.

Tássio de saída

O atacante Tássio não é mais jogador do Botafogo. Vai jogar pelo Hatta Club, dos Emirados Árabes Unidos. Tássio já estava treinando em separado pois não agradou em sua passagem pelo Glorioso.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Vice de futebol interino

O vice administrativo Anderson Simões assumiu interinamente a vice presidência de futebol. O vice de remo Antônio Carlos Azeredo, o Cacá, está cotado para assumir a vice de futebol.

Baixa no time para domingo

O atacante Navarro sofreu um estiramento muscular e está fora do jogo contra o Paysandu. Em seu lugar jogará a promessa Luís Henrique.

MANÉ GARRINCHA


Já que vocês querem que o homenageado seja Mané Garrincha, assim será.

Francisco Manoel dos Santos nasceu em outubro de 1933, em Pau Grande, distrito de Magé, na Baixada Fluminense. Foi na infância que ganhou o apelido de Garrincha, pois gostava muito de caçar o pássaro de mesmo nome que havia na região. Ele nasceu em uma família muito humilde e rinha vários irmãos.

As pernas tortas eram a característica marcante do jovem Manoel, mas não se sabe se ele já nasceu assim ou se foi sequela de uma poliomelite. Mas isso pouco importava para um garoto que tinha uma paixão: jogar futebol. Ele gostava de jogar, mas não torcia por nenhum time. Dizem que na final da Copa do Mundo de 1950 Garrincha estava pescando tranquilamente em um rio próximo enquanto sua família acompanhava o jogo Brasil x Uruguai por um rádio à válvula. E quando voltou da pescaria não entendeu o motivo da tristeza - o Brasil havia perdido o jogo por 2x1.

Na adolescência começou a jogar futebol no Esporte Clube Pau Grande, um clube amador da região, e logo nos primeiros jogos despertou a atenção de Arati, ex-jogador do Botafogo. Mas antes de chegar ao Glorioso, Garrincha atuou no Serrano - e só recentemente isto foi comprovado, quando um empregado achou a primeira ficha de jogador profissional de Mané no clube petropolitano que estava perdida há décadas. Tentou mesmo fazer testes em alguns clubes da capital, porém não teve sucesso.


Não se sabe como chegou ao Botafogo, mas logo no primeiro treino deu vários dribles que deixaram Nilton Santos desconcertado. E o próprio Nilton, que já era ídolo alvinegro, pediu à diretoria para fazer logo um contrato para o garoto Garrincha, pois o lateral esquerdo não queria jogar contra ele. E assim o menino de Magé começava a fazer história no Botafogo. Estreou em 19 de julho de 1953 no jogo em que o Botafogo venceu o Bonsucesso por 6x3 e já deixou a primeira marca. O último gol de sua carreira no Botafogo foi em 22 de agosto de 1965 na vitória de 1x0 sobre o Flamengo e o último jogo foi em 16 de setembro de 1965 na vitória de 2x1 sobre a Portuguesa/RJ. Pelo clube da Estrela Solitária foram 614 jogos e 245 gols.

Em 1955, chegou à seleção brasileira e foi aí que o nome Mané Garrincha começou a se tornar conhecido e entrar na história do futebol. Ele assombrou o mundo na Copa de 1958 junto com um garoto conhecido como Pelé e durante anos formaram um dos ataques mais mortais da história da seleção, tanto que o Brasil nunca perdeu com eles juntos em campo.


Foi em 1962 o auge da carreira de Garrincha, sendo campeão carioca pelo Botafogo e mundial pela seleção brasileira. Num dos primeiros jogos da Copa de 62 Pelé de machucou, Garrincha chamou a responsabilidade para si e marcou gols que nunca havia conseguido marcar, como um com a perna esquerda.


No auge da carreira, os excessos provocados pelo álcool e pelas infiltrações no joelho começaram a causar estrago. A estrela de Garrincha começou a se apagar... O Botafogo fez o que podia para seu grande astro continuar em grande forma e continuar levando multidões ao Maracanã - muitos que não torciam pelo Botafogo iam aos jogos para vê-lo atuar.

Em 1965 achou melhor sair do Botafogo pois não era mais o mesmo e começou a peregrinação por outros clubes. Defendeu Corinthians, Portuguesa Santista, Júnior de Barranquilla (Colômbia), Flamengo, Red Star 93 (França) e Olaria, mas sem o brilhantismo de outrora. Encerrou a carreira em 1972 e se afundou no álcool.

Em 20 de janeiro de 1983 uma notícia soou como uma bomba para os amantes do futebol: "GARRINCHA ESTAVA MORTO". Morto para o futebol e então morto para a vida. Mané faleceu devido a complicações causadas pelo alcoolismo.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Botafogo vence e se aproxima do título no basquete

O Botafogo venceu o Macaé, em General Severiano, por 59 x 58. Foi um jogo emocionante e quem saiu feliz foi a torcida botafoguense. Na próxima quinta o jogo será em Macaé, e se o Botafogo vencer, ficará com o título do estadual de basquete masculino adulto.

Relíquia do futebol botafoguense

Vejam esta relíquia que chegou até mim. Não sei de qual jornal é, e se alguém souber o nome deixe nos comentários... É a primeira notícia sobre um jogador nascido em Magé que pela primeira vez conseguiu treinar num dos principais clubes brasileiros e na época era conhecido como Gualicho. Ele encantou tanto no treino que acabou permanecendo neste clube por muitos anos, tendo conquistado títulos pelo clube. Logo foi chamado para defender a seleção brasileira e foi bicampeão do mundo em 1958 e 1962 atazanando "joões" internacionais. Seu nome? Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrincha, Anjo das Pernas Tortas ou Demônio da Copa.


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Preços dos ingressos para domingo

Os ingressos para o jogo contra o Paysandu no próximo domingo começarão a serem vendidos na quinta-feira. Confiram os preços:

- Norte: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia)
- Leste inferior e superior*: R$ 40,00 (inteira)/R$ 20,00 (meia)
- Oeste inferior e superior*: R$ 50,00 (inteira)/R$ 25,00 (meia)
*Se o volume da venda for grande, os setores superiores serão abertos.
**O setor sul será da torcida do Paysandu.

Os sócios do Botafogo já podem fazer o check-in para o jogo de domingo.

domingo, 16 de agosto de 2015

Juniores perdem para o Flamengo

Hoje pela manhã no estádio Nilton Santos os juniores perderam para o Flamengo por 5x2 e viram o rival ganhar o estadual. De acordo com torcedores que foram ver a partida, a arbitragem foi muito confusa.

Crônica do jogo Botafogo x América/MG

Botafoguenses, ontem não postei a crônica pois fiquei sem internet. Apenas hoje pela manhã a conexão se estabilizou, mesmo com pequeno atraso vai o resumo do jogo de ontem.

Foi lindo ver o estádio Independência em Belo Horizonte tomado de botafoguenses. Muitos que eu conheço estavam lá. O time ainda é fraco e sinto falta de um zagueiro xerifão como Wilson Gottardo, Mauro Galvão e Sandro, um meio campo inteligente para dialogar com Daniel Carvalho e um atacante que meta medo nos adversários. Mas jogando como contra o América ontem e o ABC na última terça, na raça e disputando todas as jogadas, a falta de talento não faz tanta falta.

A partida começou bastante movimentada, mas o América era quem mandava no jogo tocando bem a bola. Tanto que o primeiro gol foi do Coelho: a defesa do Botafogo falhou e Thiago Santos cabeceou livre um cruzamento de Henrique para fazer América 1x0.

Depois desse gol, o América passou a jogar mais fechado e o Botafogo partiu para cima, mas esbarrava na falta de talento dos jogadores. Até que surgiu uma falta e Thiago Carleto foi bater. Ele foi provocado por Mancini, mas mandou uma bomba na gaveta do goleiro João Ricardo e empatou o placar: 1x1.

O segundo tempo começou e o Botafogo percebeu que dava para ganhar. O treinador Ricardo Gomes colocou Elvis no lugar de Diego Jardel... E em sua primeira jogada percebeu Neílton entrando livre na esquerda e o garoto tocou na saída do goleiro para marcar o gol da virada, o segundo gol alvinegro no jogo. E ele quase fez o terceiro gol após driblar dois adversários, mas acabou se desequilibrando e caiu.

Depois o América voltou a mandar na partida e chegou com muito perigo algumas vezes. Mas sempre esbarrou no goleiro Jéfferson. O final foi Botafogo 2x1 América/MG e o Glorioso chegou aos 36 pontos, terminando o primeiro turno na vice-liderança da série B a um ponto do líder Vitória. No próximo final de semana o Botafogo enfrenta o Paysandu no estádio Nilton Santos (domingo às 11 h) e o Vitória vai ao Maranhão jogar contra o Sampaio Corrêa. Uma vitória alvinegra e um empate baiano, coloca o Botafogo na ponta novamente.

O Botafogo jogou com: Jéfferson; Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Serginho, William Arão, Daniel Carvalhoo (Octávio) e Diego Jardel (Elvis); Neílton (Luís Henrique) e Navarro. Técnico: Ricardo Gomes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Time definido para o jogo contra o América/MG

O treinador Ricardo Gomes definiu o time para o confronto contra o Coelho, no estádio Independência, em Belo Horizonte, às 16:30. A única mudança é a entrada de Diego na lateral direita em substituição ao Luís Ricardo, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Nas outras vagas nenhuma mudança será feita. O Glorioso entrará em campo com: Jéfferson; Diego, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Serginho, William Arão, Diego Jardel e Daniel Carvalho; Neílton e Navarro. O time sabe que é um jogo de seis pontos e que com uma vitória, o clube acaba o primeiro turno na vice-liderança, pois o Vitória venceu o Santa Cruz por 2x1 no Barradão.

Filme 95 vai passar amanhã no Premiere 3

Essa notícia vem do vice de comunicação Marcio Padilha: "O filme 95, feito pelo marketing do Botafogo, vai passar amanhã antes do jogo contra o América/MG, que é às 16:30 nos canais: 233 (NET), 221 (SKY), 123 (OI) e 145 (CLARO)". Botafoguense nenhum pode perder!

Final da Taça Rio sub-20

Botafogo e Flamengo farão o segundo jogo da final da Taça Rio sub-20 no próximo domingo às 11 h no estádio Nilton Santos (Engenhão). O clube alvinegro venceu o primeiro jogo, que foi na Gávea, por 3x2 e precisa de apenas um empate para ser o campeão do 2º turno. E, por ter terminado a fase classificatória com a melhor campanha, o Glorioso também poderá perder por 3x2, que, ainda assim levará o troféu para casa. Caso o Botafogo seja o campeão, haverá mais dois jogos para decidir o campeão estadual sub-20. Pois o Flamengo venceu a Taça Guanabara.

Local: Estádio Nilton Santos
Horário: 11 horas
Dia: 16/08 (domingo)
Ingresso: grátis
Entrada: Botafogo - setores leste e oeste inferiores, Flamengo - setor sul

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Botafogo na final do estadual de basquete

Botafogo e Macaé farão a final do campeonato carioca de basquete adulto. O primeiro jogo será no dia 18 (terça-feira) às 20 h em General Severiano e o segundo jogo será dia 20 (quinta-feira) às 19 h no Ginásio Juquinha, em Macaé. Caso o confronto termine empatado, haverá um terceiro jogo dia 22 (sábado) às 18 h em General Severiano. Que o Glorioso traga mais uma Taça para General Severiano!

Ainda sem vice de futebol

O presidente Carlos Eduardo Pereira ainda não escolheu o novo vice de futebol e o cargo continua vago, pois Antonio Carlos Mantuano deixou o cargo à disposição na última segunda-feira. Os favoritos para assumir o cargo Manoel Renha e Gustavo Noronha não aceitaram. Há quem diga que Carlos Augusto Montenegro ou Durcésio Melo será o novo vice de futebol. Durcésio foi o candidato a vice da chapa Por Amor ao Botafogo (chapa azul), encabeçada por Carlos Thiago, nas últimas eleições. O jeito é esperar para saber quem vai assumir.

Botafogo na seleção



O goleiro Jéfferson foi convocado por Dunga para os amistosos contra Costa Rica, no dia 5 de setembro, e Estados Unidos, no dia 8 de setembro. Com isso, ele não jogará contra Vitória, no Barradão, e Paraná, no Nilton Santos, no returno da Série B.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

BOTAFOGO X ABC

Ontem foi a 18ª rodada da série B e o Botafogo enfrentou o ABC no estádio Nilton Santos.  Pouco mais de seis mil pessoas foram ao estádio na noite de terça e elas saíram de alma lavada do estádio.

O jogo estava parelho quando em uma bobeada da defesa, Edno faz ABC 1x0. Parecia que o velho filme iria se repetir, mas poucos minutos foi a vez da defesa potiguar falhar e Navarro não perdoou. A partida estava empatada com um lindo gol de cabeça do uruguaio. Ele estava quase na risca da grande área e cabeceou à esquerda do goleiro Saulo, que nada pôde fazer. Foi o primeiro gol do uruguaio pelo Botafogo.

Ainda no primeiro tempo, outra bobeada da defesa do ABC. Neíltou roubou a bola e tocou para Daniel Carvalho, que devolveu a bola para Neílton marcar seu primeiro gol pelo Glorioso e o segundo gol alvinegro na partida. Era o gol da virada.

Já na segunda etapa, Daniel Carvalho brilhou mais uma vez ao fazer um cruzamento perfeito para Navarro, novamente de cabeça, fazer o terceiro gol botafoguense. E a torcida já poderia respirar aliviada, os três pontos estavam garantidos, pois o ABC esbarrava em suas próprias limitações. No final Renan Fonseca deu um susto no torcedor ao passar mal uma bola ainda no campo de defesa, mas o ABC não aproveitou a chance.

Com a vitória, o Botafogo chegou a 33 pontos e ocupa a 3ª colocação. O próximo jogo é sábado às 16:30 contra o América no estádio Independência, em Belo Horizonte. É um dos chamados jogos de seis pontos, pois o adversário está na vice-liderança da competição.

O Botafogo jogou com: Jéfferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Serginho, William Arão, Diego Jardel e Daniel Carvalho; Neílton e Navarro. Depois entraram Octávio, Elvis e Luís Henrique nos lugares de Daniel Carvalho, Neílton e Navarro, respectivamente.

111 anos de glórias



O Botafogo completa hoje 111 anos no futebol. Tudo começou em uma sala de aula nos idos de 1904 quando Flávio Ramos e colegas de classe estavam trocando bilhetinhos. Eram meninos de 14 e 15 anos. Sabia que o Botafogo quase se chamou Electro Club? Se não fosse D. Chiquitota, avó de Flávio, que deu a ideia de homenagearem o bairro, hoje torceríamos pelo Electro. Muito obrigada Chiquitota! E muito obrigada Botafogo por você existir! Em qualquer divisão és eterna paixão!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

NILTON SANTOS



O primeiro perfil de ex-jogador que deixou saudades é Nilton Santos. E não poderia ser outro, pois o Enciclopédia é o maior ídolo da história do clube.

Nilton Santos nasceu em 16 de maio de 1925 às 19 horas na Ilha do Governador (Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro). Era o primeiro filho de Pedro e Josélia. Nilton teve uma infância e adolescência humildes, mas nunca faltou nada em casa e sempre havia festas. Ele sempre teve muitos amigos na época de escola e gostava muito de jogar futebol. Aos 19 anos foi servir a Aeronáutica e lá surgiu a oportunidade de jogar profissionalmente.

O primeiro clube foi o Fluminense, mas ele sequer treinou. Depois foi para Botafogo, e lá acabou passando no teste, integrando o time de aspirantes em 1948. Bastou apenas um jogo, que foi contra o São Cristóvão, para Nilton Santos ir para o time principal, que havia perdido por 4x0 para o São Cristóvão na estreia do campeonato estadual. Essa foi a única derrota da equipe alvinegra, depois não perdeu mais o campeonato todo e se sagrou campeã. Foi o primeiro título de Nilton pelo Botafogo.



O melhor lateral esquerdo que o mundo já viu foi crescendo no Botafogo e, com isso, passou a integrar a seleção brasileira de futebol - nesta época, metade do time alvinegro eram jogadores da seleção brasileira. Nilton já era grande amigo de Didi e Garrincha, que também eram os companheiros na Amarelinha. Os jornalistas João Saldanha e Sandro Moreyra também eram grandes amigos do Enciclopédia.


Nilton Santos foi campeão carioca também em 1957, 1961 e 1962, e do Rio-São Paulo em 1962 e 1964, sempre defendendo o Botafogo, seu único clube em 16 anos de carreira. Pela seleção, além da Copa de 1958, foi bi-campeão mundial em 1962 e campeão da Copa América de 1949.

O último jogo foi em 1964, já jogando como zagueiro, e saiu vitorioso ao ver o Botafogo vencer o Flamengo por 1x0 no Maracanã. Depois de aposentado, Nilton Santos passou a trabalhar com crianças em Brasília. Mais tarde mudou-se para Araruama, no estado do Rio de Janeiro, aonde continuou seu trabalho com crianças.

Nilton foi diretor do Botafogo por um breve período na década de 1970 e, também, foi treinador. Treinou o Bonsucesso (RJ), Galícia e Vitória (BA), São Paulo (RS) e Taguatinga (DF), mas não quis seguir a carreira.



Em 2002 se candidatou à presidência do Botafogo, mas a candidatura acabou não indo adiante. Nos últimos anos morou na clínica São Vicente por causa do Mal de Alzheimer. Nilton faleceu em 27 de novembro de 2013 aos 88 anos de infecção pulmonar.

Fonte: www.niltonsantos.com.br

Mudanças no comando do futebol

Em meio à disputa da Série B, ontem o vice de futebol Antonio Carlos Mantuano renunciou ao cargo. Gustavo Noronha e Manoel Renha são os favoritos para assumir a vice deixada pelo Mantuano. E o gerente Antonio Lopes também poderá deixar o clube nos próximos dias.

Botafogo x ABC

Hoje às 21:50 o Botafogo jogará em casa contra o ABC pela 18ª rodada do Brasileiro da Série B. O time vem de uma derrota de 1x0 para o Santa Cruz, caiu para o 4º lugar e precisa vencer de qualquer maneira para retomar a liderança. O treinador Ricardo Gomes já definiu que o time será o mesmo da derrota em Pernambuco: Jéfferson; Luís Ricardo, Renan Fonseca, Diego Giaretta e Thiago Carleto; Serginho, William Arão, Diego Jardel e Octávio; Neílton e Alvaro Navarro.

A diretoria espera casa cheia porque os ingressos estão à venda por preços promocionais:

- Norte: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia) - BOTAFOGO
- Sul: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia) - BOTAFOGO- Leste Inferior: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia) - BOTAFOGO- Leste Superior *: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia) - BOTAFOGO- Edifício Garagem Norte: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia) - ABC- Oeste Inferior: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia) - BOTAFOGO- Oeste Superior *: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia) - BOTAFOGO


*A abertura dos setores superiores depende do volume da venda dos ingressos.