sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Brasileiros livres no Exterior

 Vou postar alguns brasileiros mais conhecidos que estavam no exterior e hoje estão sem contrato:

EUROPA

Adriano - lateral esquerdo, 37 anos, começou no Coritiba, o último clube foi o Eupen/BEL.

Ari - atacante, 36 anos, começou no Fortaleza, o último clube foi o Lokomotiv/RUS.

Jardel - zagueiro, 35 anos, começou no Avaí, o último clube foi o Benfica/POR.

Renan - goleiro, 32 anos, começou no próprio Botafogo, o último clube foi o Ludogorets Razgrad/BUL.

Sammir - meia-atacante, 34 anos, começou na Ferroviária, o último clube foi o NK Lokomotiva/CRO.

ÁSIA

Edson - volante, 30 anos, começou no ABC, o último clube foi o Al-Qadisiya/ARA.

Será que algum serviria?

Mercado Alvinegro

 O Botafogo ainda não definiu se Enderson Moreira permanece como treinador (tudo indica que sim), mas já começou a definição do elenco para 2022.

Saem: Jonathan Lemos, LD; Pedro Castro, V, Cruzeiro/MG; Luiz Henrique, M, Fortaleza/CE.

Ficam: Daniel Borges, LD; Carlinhos, LE.

Sobem do sub-20: Ewerton, Z; Rikelmi, M; Juninho, A; Matheus Nascimento, A.

Negociam: William Machado, Z, Botafogo/PB; Breno, V, Goiás/GO.

O Botafogo quer contar com Barreto, Oyama e Marco Antônio mas a falta de dinheiro em caixa dificulta as negociações. A saída é vender o zagueiro Marcelo. Os reforços serão por empréstimo ou jogadores livres no mercado.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Curtinhas alvinegras

- O Botafogo deve anunciar mais um patrocinador para a próxima até o final da próxima semana.

- Se renovar com o treinador Enderson Moreira, o clube terá de pagar 360 mil reais ao empresário.

- O atacante Rafael Moura não deve permanecer para 2022 pois não atingiu as metas para a renovação de contrato.

- O meia Marco Antônio já se despediu do Botafogo. O clube deseja manter, mas o Bahia quer os olhos da cara.

- O Botafogo quer vender o zagueiro Marcelo para fazer caixa e poder comprar o goleiro Igo Gabriel junto ao CSA; e os jogadores do Resende o lateral direito Vítor Marinho e o atacante Vitinho. Todos são do su-20.

- O atacante Rikelmi, do sub-20, teve o contrato com o Juventus/SP reativado, mas o Glorioso já negocia com a equipe paulista a permanência do jogador pra 2022.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Homenagem a um botafoguense ilustre

 


Famosa entre os torcedores do Botafogo, a Rua das Oficinas agora oficialmente passa a se chamar Rua Jornalista Luiz Mendes. O decreto foi publicado na edição desta segunda-feira no Diário Oficial do Município.

Luiz Pineda Mendes nasceu em 9 de junho de 1924, em Palmeira das Missões (RS). Em 1950 começou a trabalhar na Rádio Globo. Em 1995 se transferiu para a Tupi, mas em 1999 retornou à Globo onde permaneceu até aposentar. Era conhecido como "o comentarista da palavra fácil". E foi quem criou o conceito de mesa redonda com a criação da Grande Resenha Facit, na década de 50, na TV Rio. O jornalista botafoguense morreu na manhã de 27 de outubro de 2011, vítima de uma leucemia. Está enterrado no cemitério São João Batista ao lado do amigo e também botafoguense Armando Nogueira.

sábado, 27 de novembro de 2021

Oito anos de saudades

 


Neste dia em 2013 Nilton Santos partia ao encontro de seus amigos Didi e Mané Garrincha. O ex-lateral esquerdo tinha 88 anos e sofria do Mal de Alzheimer. Nilton vestiu apenas três camisas em pouco mais de 15 anos de carreira: Botafogo, seleção carioca e seleção brasileira. É considerado o melhor lateral esquerdo de todos os tempos. Saudades, Mestre! Que esteja em paz, Enciclopédia!

quarta-feira, 17 de março de 2021

CEO escolhido

 Depois de mais de um ano de promessas, o CEO foi escolhido. Trata-se de Jorge Braga, que é fundador e diretor da 360º de Resultados e Participações. É uma empresa de consultoria especializada em recuperação, transformação, execução, aumento de receitas e outros resultados. Braga exerceu cargos de gestão em empresas de telefonia como Nextel, Embratel, Telemar e Lexmark Brasil. Chega ao Botafogo com o trabalho de recuperar as finanças do clube.

sábado, 13 de março de 2021

Semana ótima para o futebol

 Além da goleada sobre o Moto Club por 5x0 na Copa do Brasil, o Botafogo obteve vitórias no futebol feminino e na Copa do Brasil sub-20.

No feminino as Gloriosas venceram o Fluminense por 1x0. O gol foi marcado pela Vivian. Já na Copa do Brasil sub-20, o Botafogo estreou no Estádio Nilton Santos contra o Castelo, do Tocantins, metendo uma goleada de 10x0. Os gols foram de: Juninho (2), Kauê (2), Marquinhos (2), Gabriel Conceição, Vitinho, Ryan e Jhonnatha.

quinta-feira, 11 de março de 2021

Botafogo goleia no Maranhão

 O Botafogo foi ao Maranhão visitar o Moto Clube pela 1ª fase da Copa do Brasil e volta com a vitória de 5x0 na bagagem. O que pareceria ser um jogo complicado, o Botafogo tornou fácil. Os gols foram marcados por Pedro Castro, Matheus Babi, Enio, Warley e Matheus Frizzo. Na próxima fase o Glorioso enfrenta Rio Branco VN ou ABC, que se enfrentam na próxima quarta (17) às 15:30. Agora o clube volta seus olhos para o confronto contra o Bangu pelo Estadual no sábado (13) às 21h, no Estádio Nilton Santos.

O Botafogo começou o jogo querendo decidir e deixou o Moto Clube acuado. Logo aos dois minutos o placar foi inaugurado em uma bela cobrança de falta de Pedro Castro, que acertou a trave, bateu nas costas do goleiro e entrou. Aos nove minutos Marcinho arriscou de longe e o goleiro Joanderson defendeu. Aos 16 minutos Warley chutou rasteiro para a defesa do goleiro. Aos 30 minutos, Matheus Babi cobrou o pênalti que sofreu e ampliou para 2x0. O goleiro ainda tocou na bola, mas não teve jeito. Aos 41 minutos, Marcinho chegou na área, mas chutou para a defesa do goleiro. O Moto Club só assustou aos seis minutos quando Raí aproveitou um cruzamento de cabeça, mas parou nas mãos de Douglas Borges.

No segundo tempo o panorama foi o mesmo: Botafogo atacando e o Moto Clube defendendo. Aos 6 minutos em um contra-ataque veloz, Warley recebeu na direita, cruzou e Enio ampliou para 3x0 fazendo seu primeiro gol no profissional do Glorioso. Aos 18 minutos o jogo ficou menos complicado para o Botafogo, pois Gleydisson entrou na maldade em Marcelo e foi expulso. Aos 26 minutos Matheus Nascimento teve um gol anulado. Aos 30 minutos Enio levanta na área e Warley completa fazendo o quarto gol do Botafogo no jogo. Aos 36 minutos Rickson recebe de Matheus Nascimento, cruza e Matheus Frizzo, de voleio, fecha o placar em 5x0.

Com a vitória, o Botafogo retorna para o Rio de Janeiro com R$ 2,5 milhões no bolso. O jogo marcou as estreias de Marcinho e Matheus Frizzo.

Marcelo Chamusca levou a seguinte equipe: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo, Kanu e David Sousa; Luiz Otávio, Pedro Castro (Matheus Frizzo) e Marcinho (José Welison); Warley (Rickson), Ronald (Enio) e Matheus Babi (Matheus Nascimento).

segunda-feira, 8 de março de 2021

Botafogo vence Resende

 O Botafogo venceu o Resende, pela segunda rodada do Estadual, por 3x0 - gols de Matheus Babi (2) e Warley. Agora o foco está na Copa do Brasil, já que o time volta a campo na quarta contra o Moto Club no Maranhão.

O jogo marcou as estreias de Douglas Borges, Jonathan e Pedro Castro, que parece não terem sentido o peso da camisa. Douglas fez uma defesa espetacular no segundo tempo, quando Nunes desviou de primeira em um escanteio. Jonathan não comprometeu e Pedro Castro ajudou a armar muitas jogadas ofensivas.

O Botafogo entrou querendo a vitória custe o que custar, senão a vida no Estadual já começaria a se complicar. O primeiro gol veio após um cruzamento de Ronald, aos 28 minutos, quando Babi completou para as redes. Apenas dois minutos depois Babi recebeu de Bruno Nazário e bateu no ângulo.

Já no segundo tempo, Warley deu números finais à partida aos 25 minutos quando recebeu na área e teve a oportunidade de bater cruzado com a perna direita. Mas o Botafogo ainda chegou com perigo mais duas vezes: aos 26 minutos Nazário tentou um gol do meio-campo, mas a bola saiu com perigo; e aos 45 minutos a garotada alvinegra puxou um contra-ataque perigoso: Navarro puxa o contragolpe e entrega a bola para Enio, que breca e devolve para Navarro, que mesmo desequilibrado manda a bola no travessão.

Marcelo Chamusca levou a seguinte equipe: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo, Kanu e Hugo (Guilherme Santos); Luiz Otávio, Pedro Castro (José Welison) e Bruno Nazário (Rafael Navarro); Warley (Matheus Nascimento), Ronald (Enio) e Matheus Babi.

domingo, 7 de março de 2021

Basquete botafoguense em alta

 Apesar da diretoria passada ter desfeito o basquete, o diretor Carlos Salomão resolveu por conta própria reativar o basquete do Glorioso. O torcedor pode comprar planos do sócio-torcedor do basquete para ajudar no projeto.

Por causa disso, o Botafogo que disputar a Liga Ouro, que é a segunda divisão do basquete. Entretanto é um dos favoritos para garantir uma vaga na próxima temporada da NBB. Ontem o Glorioso derrotou o Osasco Basket por 86 x 77 em General Severiano e terminou o primeiro turno na liderança da Conferência Gérson Victalino.

Os cestinhas do jogo e do Botafogo foram Douglas e Paulinho Boracini com 20 pontos cada. Rafael também se destacou com 14 pontos e 17 rebotes. O experiente Duda Machado foi outro destaque com 10 pontos e oito assistências.

O segundo turno se inicia na próxima segunda (8) e o Botafogo enfrenta o Anápolis Vultures (GO) às 19:30. Todos os jogos serão em General Severiano.

Meninas do futebol em alta

 Se o time masculino não vem bem, o time feminino continua em alta. Em jogo realizado no CEFAT, o Botafogo venceu o clássico contra o Vasco, pelo Estadual, por 1x0, gol de Vivian no começo do segundo tempo. O Botafogo já está classificado para as semi-finais da Taça Guanabara e agora pega o Fluminense nas Laranjeiras na próxima quarta (10) às 15h.

O treinador Gláucio Carvalho levou a seguinte equipe a campo: Rubi; Mylena, Amanda, Karen e Chaiane; Cris (Pepê), Brenda (Bia) e Vivian; Gaby Louvain (Verônica), Kélen e Juliana (Karol Lins).

Provável time contra o Resende

 Hoje às 20:15 o Botafogo tem seu segundo compromisso pelo Estadual contra o Resende no Estádio Nilton Santos. Douglas Borges, Jonathan e Pedro Castro devem fazer suas estreias pelo Glorioso. O time que Marcelo Chamusca mandará a campo deve ser este: Douglas Borges; Jonathan, Marcelo, Kanu e Hugo; Luiz Otávio, Pedro Castro e Bruno Nazário; Ronald, Warley e Matheus Babi.

quinta-feira, 4 de março de 2021

Botafogo tem jogo antecipado

 O jogo contra o Resende pelo Estadual, que seria realizado na próxima segunda (8) às 21h, foi antecipado para domingo (7) às 20:15 devido ao compromisso do Glorioso contra o Moto Club pela Copa do Brasil na próxima quarta (10) às 17h. O jogo pelo Estadual atrapalharia a logística do clube que na próxima segunda viaja para o Maranhão.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Estreia no Estadual com um empate

 O Botafogo apenas estreou com um empate em 0x0 com o Boavista no Estádio Nilton Santos. O time apresentou o problema de sempre: a falta de pontaria na conclusão das jogadas. Ronald entrou no segundo tempo fazendo sua estreia no Glorioso, não conseguiu mudar o panorama da partida, mas mostrou algumas qualidades como a velocidade.

O primeiro tempo foi morno e a melhor chance foi Alvinegra. A defesa do Boavista não conseguiu afastar a bola, Babi tentou, mas parou em Kléver. Enio pegou a sobra e chutou na marcação. A bola sobrou para Kevin que mandou no travessão e Kanu mandou para fora.

No segundo tempo o Boavista assustou em uma cabeçada de Elivelton e Vitor Feijão fez Diego Loureiro trabalhar algumas vezes. Pelo Botafogo o jovem Matheus Nascimento fez Kléver trabalhar. Mas o jogo terminou do jeito que começou em 0x0.

O próximo jogo é contra o Resende. O jogo será na segunda (8) às 21h no Estádio Nilton Santos.

O Botafogo jogou com: Diego Loureiro; Kevin, Marcelo, Kanu e Hugo; Luiz Otávio (Matheus Nascimento), Rickson (José Welison) e Bruno Nazário; Enio (Ronald), Warley (Cesinha) e Matheus Babi (Rafael Navarro). Treinador: Marcelo Chamusca.

Volta ao campo

 Depois de uma temporada atípica (por causa da covid) e horrorosa (o terceiro rebaixamento de nossa história), o Botafogo volta a campo hoje na estreia do Estadual contra o Boavista às 18h no Estádio Nilton Santos. A transmissão será pela Botafogo TV e pelo premiere.

Será o primeiro jogo sob o comando de Marcelo Chamusca, que deverá levar ao campo a seguinte formação: Diego Loureiro; Kevin, Marcelo, Kanu e Hugo; José Welison, Luiz Otávio e Bruno Nazário; Warley, Enio e Matheus Babi.

No banco estará o atacante Ronald, o primeiro reforço anunciado, que veio do Botafogo/SP. O volante Rickson, que voltou de empréstimos ao América/MG e ao Guarani também estará no banco, e será avaliado durante o Estadual.

Estrangeiros no Botafogo 2

 Oi botafoguenses...

Fiquei um bom tempo sem escrever, né? Vou continuar a lista dos estrangeiros que jogaram no Botafogo até 2020.

2016 a 2020 - defenderam o Botafogo: Joel Carli (zagueiro, Argentina, 2016), Damián Lizio (meia, Argentina/Bolívia, 2016), Gervásio Núñez (meia, Argentina, 2016), Juan Manuel Salgueiro (meia, Uruguai, 2016), Gustavo Canales (atacante, Chile, 2016), Gatito Fernández (goleiro, Paraguai, 2017), Walter Montillo (meia, Argentina, 2017), Leonardo Valencia (meia, Chile, 2017), Joel Tagueu (atacante, Camarões/Brasil, 2017), Rodrigo Aguirre (atacante, Uruguai, 2018), Federico Barrandeguy (lateral direito, Uruguai, 2020), Carlos Rentería (volante, Colômbia, 2020), Keisuke Honda (meia, Japão, 2020), Gabriel Cortez (meia, Equador, 2020), Salomon Kalou (atacante, Costa do Marfim, 2020), Iván Angulo (atacante, Colômbia, 2020) e Alexander Lecaros (atacante, Peru, 2020).

Estes são todos os estrangeiros que vestiram a camisa gloriosa. Muitos foram ruins, mas fica a título de curiosidade.